Todos os caminhos vão dar ao Porto – A Essência

De hoje a domingo, decorre no Palácio da Bolsa a Essência do Vinho. Fixe desde já os horários:

DIAS E HORÁRIO DO EVENTO

20 de fevereiro / 15:00 – 20:00
21 de fevereiro e 22 de fevereiro / 15:00 – 21:00
23 de fevereiro / 15:00 – 19:00

A entrada geral diária, que inclui oferta de copo de provas Riedel, tem um valor de 25,00€ Mais info em www.essenciadovinhoporto.com
Essência do Vinho – Porto apresenta mais de 400 produtores e cerca de 4000 vinhos representados e em degustação, de Portugal e do mundo, 50 atividades paralelas que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho, harmonizações enogastronómicas e jantares vínicos.

O reforço da internacionalização do evento é expresso na comitiva internacional de especialistas e líderes de opinião convidados, oriundos de uma dezena de países: Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Rússia, Suécia e Suíça. São jornalistas, críticos, wine writers e sommeliers. Parte desta comitiva internacional convidada elegerá o “TOP 10 Vinhos Portugueses”, uma prova de referência que já cumpre a 13.ª edição e que é promovida pela Revista de Vinhos.

Em simultâneo, a organização do evento está a receber pedidos consideráveis de acreditação de importadores de vinhos que operam em mercados internacionais, o que demonstra a afirmação do Essência do Vinho – Porto não apenas enquanto momento anual relevante na cidade e no país, mas ainda como uma iniciativa de relevo no calendário europeu do setor.

“Vinhos australianos de castas portuguesas” é uma das provas que certamente despertará maior curiosidade durante o Essência do Vinho – Porto. A jornalista e crítica de vinhos britânica Sarah Ahmed especializou-se em vinhos portugueses e australianos, partilhando com frequência, no blogue “The Wine Detective” e também na coluna mensal que escreve na Revista de Vinhos, as viagens e os vinhos que mais a têm surpreendido nessas incursões pelos dois países. Nesta prova dá a conhecer interpretações australianas de castas bem conhecidas dos portugueses, como a Touriga Nacional, o Tinto Cão, o Sousão, a Tinta Barroca ou o Arinto.

Dando seguimento à parceria estabelecida entre o International Wine Challenge (IWC) e a Revista de Vinhos, um dos fundadores da histórica e reputada competição estará também no Porto. Charles Metcalfe promove, durante o Essência do Vinho – Porto, a prova “Grandes Vinhos do IWC”, que destacará rótulos medalhados naquela competição. Durante o evento, os expositores presentes poderão ainda beneficiar de condições de participação especiais para inscrição de vinhos a concurso.

A 17.ª edição do Essência do Vinho – Porto contempla ainda provas da Quinta da Boavista (Douro, o “Produtor do Ano 2019” pela Revista de Vinhos); verticais de várias colheitas de vinhos da Casa Ferreirinha Callabriga (Douro), Casa da Passarella (Dão), Covela (Vinhos Verdes), Herdade das Servas (Alentejo), Quinta do Monte Xisto (Douro) e Quinta Vale D. Maria (Douro); lançamento da nova gama de vinhos Alvarinhos de parcela da Aveleda (Vinhos Verdes) e dos vinhos de talha do projeto XXVI Talhas (Alentejo); provas de vinhos estrangeiros de Barolo (Piemonte, Itália), Champagne (França) e Rieslings (Alemanha e Alsácia).

A edição de 2019 do evento Essência do Vinho confirmou a ligação da cidade do Porto ao vinho e ao turismo. O impacto gerado na cidade está avaliado em 3,5 milhões de euros, dos quais mais de um milhão só em alojamento. A conclusão consta do mais recente estudo de públicos do Essência do Vinho – Porto, realizado pelo Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School (NIDISAG).

A relação entre o turismo e o vinho ficou bem evidente, considerando que 2 em cada 3 (66%) dos visitantes que residiam fora da Área Metropolitana do Porto viajaram propositadamente para o evento. O Essência do Vinho tem revelado enorme capacidade de atração turística, com a crescente participação de estrangeiros no evento (desde 2016, uma taxa de crescimento média anual de 64,5%).

A exemplo do que já sucede há vários anos, Essência do Vinho – Porto lançou um novo desafio a uma equipa criativa para pensar a imagem oficial de nova edição do evento. Desta vez, o repto foi lançado à equipa de designers do Studio Bruto, no Porto, que decidiu igualmente desafiar um ilustrador, Ricardo Leite, atualmente a viver e a trabalhar em Amesterdão, na Holanda.

Posted in EVENTOS and tagged , .

Deixe um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.