Gastronomia de Bordo: Marisqueira da Barra – a simplicidade

Quem vai a uma Marisqueira, vai para uma mariscada, ou um bife, certo? É normal, ninguém leva a mal. Se calhar por isso a Marisqueira da Barra também entrou no Festival Gastronomia de Bordo. Para mostrar que havia mais do que bom marisco!

As mesas estavam cheias de jovens – nesta altura foi um prazer ver um restaurante com boa frequência – e as mariscadas (viemos a saber, a 47€) eram, claramente, o prato forte da casa. Mas havia uma missão a cumprir e por isso fomos ao menu da Gastronomia de Bordo.

Na filosofia da Gastronomia de Bordo, serviram-nos triplas entradas do omnipresente bacalhau, já preparadas de antemão, com ovas, bolinhos e croquetes. As ovas mostraram-se competentes, sem pimenta, com azeite, vinagre, salsa e alho. Mas quero reforçar que neste leque de entradas, a primazia foi para os croquetes. Ótimos à vista e ao paladar!

Nos entretantos, demos um olhar à carta de vinhos. É uma das cartas tradicionais da região (leia-se, aposta no Douro e tem tintos a mais para aquilo que são os pratos ex-libris da casa) com cerca de dez vinhos brancos da região dos Vinhos Verdes e alguns Bairradas, em especial nos espumantes. Foi para aí que fomos, para um Abibes Arinto & Baga, deliciosa companhia do prato principal que nos esperava.

A Feijoada de Samos, acompanhada de arroz, veio num tacho de proporções generosas e caldosa q.b. O picante não era forte mas proporcionaram opção que remediou a situação. É uma questão de gosto mas, para mim, a feijoada de samos deve estar bem condimentada. O produto estava feito com qualidade e em quantidade. É de referir, para os entendidos, que seria tecnicamente uma feijoada de boinas mais do que de samos, mas estava boa!

O serviço foi sempre atento, simpático e competente, a olharem para o cliente e com antecipações corretas do que era pretendido. OS meus parabéns!

A equipa não me quis deixar sair sem provar um doce, em especial um que levasse as framboesas que são a menina dos olhos (e o trabalho) do Gilberto Tortas. Tarte de amêndoa e os referidos frutos vermelhos combinaram deliciosamente e terminaram em alta a nossa presença na Marisqueira. E na próxima visita, o Marisco será rei embora o prato mais conhecido da casa seja o “arroz à marinheiro”!

Gilberto Tortas tem esta casa há quase 12 anos. O bichinho da restauração é de origem familiar e, esse tem mais do dobro porque as casas conhecidas da Barra fazem parte do ADN. Surfista e de origem americana-vaguense (nasceu nos EUA onde a família estava emigrada), quando voltou, apaixonou-se pela Barra. E desde os 5 anos, a praia é a sua paixão, tanto que o primeiro trabalho foi para, claro, comprar uma prancha de surf. Actualmente as framboesas são a sua menina dos olhos, que cultiva em Santa Catarina (Vagos)

entradas

OVAS DE BACALHAU

BOLINHOS DE BACALHAU

CROQUETE DE BACALHAU

prato principal

FEIJOADA DE SAMOS

36,00€/2 Pessoas

Marisqueira da Barra

Avenida João Corte Real 137, Praia da Barra

12h00 ~ 15h00 e 19h00 ~ 23h00

informações e reservas 234 040 664 ou 915 471 068

Posted in GASTRONOMIA and tagged , , , , .

Deixe um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.