Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau decorre em Ílhavo e Costa Nova

XVIII Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau apresentado à Comunicação Social.
Decorreu hoje no CEIMar, um encontro da direção da n/ Confraria com alguns orgãos da CS, nomeadamente, Rádio Terra Nova, Diário de Aveiro, O Ilhavense, Canal Central, entre outros. Apresentação foi feita pelos Confrades, João Madalena, Grão Mestre, Hugo Coelho e José Paulo Vieira da Silva.
O programa apresentado é: 10.00h receção no hall do Museu Maritimo seguindo-se a cerimónia protocolar no auditório e às 11.15h cerimónia de Entronização na sala da Faina Maior (Cap. Francisco Marques).
Segue-se a “viagem” até à Costa Nova onde na Calçada Arrais Ança decorrerá a “Patanisca de Honra” e a foto de grupo. Às 13.00h será servido o almoço no Cais Criativo da Costa Nova durante o qual haverá o “Tributo ao Bacalhau”, animação e entrega de lembranças. Esta edição tem como parceiros a Escola Profissional de Aveiro, Câmara Municipal/Museu Maritimo de Ilhavo, Jardins da Boavista, Soluções Eletrónicas e Campolargo vinhos.
Os Confrades de Honra a entronizar são: Manuel Serrão – Empresário, licenciado em Direito e Gastronomo; Jean Pierre, cidadão Canadiano, que ao longo dos anos tem ajudado muitos tripulantes dos bacalhoeiros e mantido laços de amizade com muitos Ilhavenses, passando as suas férias em Portugal. Brevemente será apresentado em Ilhavo um livro de sua autoria dedicado aos pescadores do bacalhau; Manuel da Silva (Necas da Pardala), foi para a pesca do bacalhau com 15 anos (1921) tendo chegado a pescador de 1ª. linha, após passagem pelo “comércio” emigrou para os EUA onde constituiu uma empresa de pesca. Vive atualmente na sua terra, Ilhavo, e completou recentemente a idade de 96 anos; Bombeiros Voluntários de Ilhavo pelo trabalho desenvolvido há mais de 100 anos à comunidade Ilhavense e não só.
Confrades efetivos: Carlos Sobreira, Coronel no ativo sendo atualmente Comandante do RI 10 em S. Jacinto e Rui Manuel da Silva, informático a trabalhar numa empresa da região. Ambos são “apaixonados” pelo Fiel Amigo tendo passado com “distinção” nos testes apresentados!
Ementa Resumida!
Receção: Pataniscas, Padas de Vale de Ilhavo, Folhados de Bacalhau, Folar de Vale de Ilhavo. Almoço – Entrada, Mini bolo de Bacalhau, Ovas, Sonhos de Bacalhau, linguas de Bacalhau panadas e caras fritas. Pratos – Sopa do Mar; Grãozada de Samos, lombo de Bacalhau ao forno com crosta de broa e enchidos. Sobremesa – Arroz doce, espetada de fruta e bolo dos 18 Anos!

Posted in Uncategorized.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *