O mês de Fevereiro é caracterizado por ser o mês agitado do vinho. Entrega de Prémios da Revista de Vinhos e entrega de Prémios da Vinho Grandes Escolhas logo seguidos da Essência e Simplesmente Vinho… Sim, mas deixemos os eventos vínicos para outro podcast e concentremo-nos nas galas de entrega de prémios.
Na sexta, dia 1 de Fevereiro, a Revista de Vinhos apresenta “OS MELHORES DO ANO 2018” vão ser revelados e premiados na Alfândega do Porto, um ano especial para a Revista de Vinhos, que celebra 30 anos de publicação contínua, tendo, desde 2018, um capital 100% português, propriedade do Grupo Essência do Vinho.
A cerimónia ao final do dia num jantar onde serão atribuídos prémios em 24 categorias: “Vinho do Ano”, “Produtor do Ano”, “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano”, “Produtor Revelação do Ano”, “Empresa do Ano”, “Enólogo do Ano”, Enólogo Revelação do Ano”, “Inovação/Investigação do Ano”, “Enoturismo do Ano”, “Prémios Excelência do Vinho” (30 galardões que constituem o top 30 dos melhores vinhos nacionais), “Distribuidor do Ano”, “Prémio Homenagem”, “Marca do Ano”, “Loja / Garrafeira do Ano”, “Personalidade Vinho do Ano”, “Sommelier/Wine Director do Ano”, “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos do Ano”, “Chefe do Ano”, “Chefe Revelação do Ano”, “Produto Artesanal do Ano”, “Destino Gastronómico do Ano”, “Personalidade de Gastronomia do Ano” e “Personalidade do Ano no Brasil”. No total, são mais de 100 nomeados, personalidades e projetos que se distinguiram em diversas áreas e desenvolveram um trabalho de excelência em prol do vinho, da gastronomia e do enoturismo.
“É o culminar de um ano em que o painel de especialistas da Revista de Vinhos põe à prova mais de 3500 rótulos, com muitas idas ao terreno para visitar projetos, conhecer negócios e falar com quem sabe e que evidencia a excelência do vinho, da gastronomia e da marca Portugal enquanto destino turístico de excelência, comunicando e apoiando a afirmação do papel do nosso país como um dos maiores representantes mundiais do vinho”, refere Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos.
Nesta 22ª edição, o Prémio Homenagem será entregue a Paul Symington, assinalando os 40 anos que dedicou à liderança de uma das mais emblemáticas empresas de vinho do mundo, a Symington Family Estates. O jantar e cerimónia de entrega de prémios “OS MELHORES DO ANO 2018” contarão com a presença de nomeados e individualidades ligadas a estas áreas, representado Portugal de lés a lés e afirmando-se como um dos maiores eventos do país, num total de 900 participantes
Passados 15 dias, também a uma sexta-feira, neste caso a 15 de Fevereiro, será a vez de Sangalhos, e o Velódromo Nacional, receberem a entrega de Prémios da Vinho Grandes Escolhas.
A novidade deste ano é a categoria Cozinha do Mundo que, deste modo, aumenta o número de ‘Troféus Grandes Escolhas’ para vinte. De acordo com a organização, são entregues o prémio carreira Senhor do Vinho, uma homenagem da Grandes Escolhas; a distinção David Lopes Ramos, a quem tem vindo a dar destaque à nossa cozinha; e o Troféu Grandes Escolhas Singularidade, a quem marca positivamente pela diferença. Há, ainda, as categorias de Adega Cooperativa, Empresa, Empresa de Vinhos Generosos, Enólogo, Enólogo de Vinhos Generosos, Enoturismo, Garrafeira, Loja Gourmet, Organização Vitivinícola, Produtor, Produtor Revelação, Restaurante, Restaurante de Cozinha Tradicional, Sommelier, Viticultura e Wine Bar. A revista distingue ainda aquela que considerou ser a melhor Campanha Publicitária do ano, com a entrega de um diploma.
Na esfera das distinções vão ser galardoados ‘Os Melhores Vinhos do Ano’. O corpo editorial da Grandes Escolhas apurou os melhores vinhos, de entre aqueles que foram provados ao longo de 2018. O resultado são 250 grandes vinhos de todas as regiões, e é desta lista que sairá o anúncio dos melhores entre os melhores: o ‘Top 30 Grandes Escolhas’, vinhos que desafiam o tempo e que são um sonho para qualquer amante de vinhos.