Gastronomia de Bordo – Clube de Vela – Não é só a vista… a qualidade!

Entrar nas renovadas instalações do Restaurante Clube de Vela vale a pena só pela vista. Mas nestes tempos ingratos do confinamento compensa, ainda mais, a vista que temos para a Ria de Aveiro, o ancoradouro, os miúdos nos optimists, tudo… mesmo quando está nevoeiro na Costa Nova do Prado, algo não assim tão raro!

À entrada somos recebidos, como é da praxe, por uma flute de espumante. Encaminhados para o local do repasto, higienicamente limpo à minha vista, solicitei a carta de vinhos pois o restante já estava previamente escolhido.

Copos de qualidade e uma carta de vinhos que se inicia pela região da Bairrada fazem-me brilhar os olhos. A predominância dos brancos também é de louvar, estando a carta também com Dão, Douro, Alentejo, região dos Vinhos Verdes, Espumantes e Champagnes. Boas opções, entre o equilibrado e… as ocasiões especiais. Optei por perguntar o que me sugeriam e dos três vinhos propostos (que estariam equilibrados para as propostas gastronómicas), optei pelo Lote Especial Caves São João Branco, cujas Maria Gomes / Bical / Chardonnay estiveram a preceito por toda a maratona gastronómica.

As honras iniciais foram para a dupla entrada, acabadinha de fazer: os pasteis de bacalhau, com o formato clássico e saboroso recheio ainda estavam muito quentes, mas deliciosos. As línguas fritas, com excelente ponto de sal e quantidade generosa, primam por uma polme macia. Pessoalmente, prefiro a polme mais crocante, mas no global estavam muito boas.

Preparado para os dois pratos principais (posso dizer que os dois comensais irão ficar satisfeitos com o menu), recebi a massada de línguas, feita com cotovelinhos e com uma prevalência enorme aos sabores do mar. Um excelente molho, com picante q.b. em que o tomate, a salsa e brilham e onde os sabores estão todos muito bem apurados. Globalmente apetitosa. Era um pecado ficar sem fome para o “Bacalhau e o Mar” por isso não acabei com a dose completa.

Este prato é uma dose hipergenerosa de um bacalhau “estilo narcisa” mas com o mar à mistura. Feito normalmente com uma posta de bacalhau costa a costa, batatas grosseiramente cortadas e fritas, cebolada no ponto, azeitonas cortadas para apurar sabores, mexilhões e ameijoas. Tudo no ponto e com qualidade. É preciso estar preparado para comer tudo…

É que é preciso mesmo, porque a casa decidiu que quem participasse no Festival tinha direito, na mesma, ao flute, ao couvert e à sobremesa, tudo incluído no preço. Então, veio um cheesecake de frutos vermelhos para a mesa. Final feliz de uma excelente refeição!

Para uma futura visita, recomendo-vos, se preferem os sabores de antigamente, o “Bacalhau e o Alho”. Bacalhau cozido à moda antiga, com cebola, alho, e azeite de qualidade. A salsa e a pimenta preta para apurar sabores. Um prato que relembra as mesas das avós.

Manuel Almeida Santos já é um nome conhecido na restauração aveirense. Criador de inúmeros espaços de qualidade sente-se na Costa Nova feliz com este projeto e aguarda marés com mais alegria. Abrir em tempos de pandemia não é fácil. Abrir e renovar um espaço que era icónico na Costa Nova e que merece voltar a ser.

Um local a visitar, seja no Festival Gastronomia de Bordo ou não!

entradas

LÍNGUAS DE BACALHAU FRITAS

PASTEL DE BACALHAU

pratos principais

MASSADA DE LÍNGUAS

BACALHAU E O MAR

60,00€/2 pessoas (inclui flute de espumante à entrada, couvert e sobremesa)

Clube de Vela da Costa Nova

Avenida José Estêvão s/n, Costa Nova

sexta e sábado 12h00 ~ 15h30 e 19h00 ~ 22h30 e domingo 12h00 ~ 15h30

informações e reservas 234 360 250

Posted in GASTRONOMIA and tagged , , , , .

Deixe um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.