E o Melhor do Ano para a Revista Wine foi…

Já são conhecidos os vencedores dos prémios “Os Melhores do Ano 2016” pela revista WINE – A Essência do Vinho. A divulgação aconteceu na passada sexta-feira, durante o jantar realizado no hotel Crowne Plaza Porto. O vinho Dona Maria Grande Reserva 2011, produzido por Júlio Bastos em Estremoz, Alentejo, foi um dos grandes vencedores, ao conquistar o galardão de “Vinho do Ano 2016”. “Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional Petit Verdot e Syrah, de parcelas de vinhas velhas, foi fermentado em lagar e estagiou em barricas novas de carvalho francês durante um ano. É um grande vinho de um senhor produtor”, considera a publicação.
Ainda na área do vinho, os sorrisos mais rasgados da noite foram para Vasco d’Avillez (atual presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, ex-presidente da ViniPortugal e futuro… diácono), eleito “Personalidade do Ano 2016 no Vinho”. A Herdade do Portocarro, da Península de Setúbal, liderada por José Mota Capitão, foi considerada “Produtor do Ano 2016” e a Azores Wine Company, projeto de António Maçanita, Filipe Rocha e Paulo Machado, distinguida “Produtor Revelação do Ano”.
Jorge Moreira, que recentemente celebrou 20 anos de enologia no Douro, a trabalhar no projeto pessoal Poeira e ainda na Real Companhia Velha e Quinta de la Rosa, venceu o prémio “Enólogo do Ano”. António Coelho, sommelier e maître do restaurante espanhol Lasarte, três estrelas Michelin de Barcelona, do conceituado chefe de cozinha Martín Berasategui, foi eleito “Sommelier do Ano 2016”. Já João Rodrigues, do algarvio Columbus Cocktail & Wine Bar, em Faro, é “Mixologista do Ano 2016”.
A Mealhada, famosa pelo leitão assado em forno de lenha, obteve dois prémios: “Destino Gastronómico do Ano 2016”, sendo o restaurante “Rei dos Leitões” considerado “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos” e o Esporão, em Reguengos de Monsaraz, Alentejo, venceu o título de “Enoturismo do Ano 2016”.

“OS MELHORES DO ANO 2016”
REVISTA WINE – A ESSÊNCIA DO VINHO
VINHO DO ANO
Dona Maria Grande Reserva 2011 (Alentejo)
PERSONALIDADE DO ANO NO VINHO
Vasco d’Avillez (presidente CVR Lisboa)
PRODUTOR DO ANO
Herdade do Portocarro (Península de Setúbal)
PRODUTOR REVELAÇÃO DO ANO
Azores Wine Company (Açores)
ENÓLOGO DO ANO
Jorge Moreira (Douro)
SOMMELIER / WINE DIRECTOR DO ANO
António Coelho (Lasarte, Barcelona, Espanha)
MIXOLOGISTA DO ANO
João Rodrigues (Columbus Cocktail & Wine Bar)
PERSONALIDADE DO ANO DA GASTRONOMIA
Duarte Calvão (gastrónomo, diretor do Peixe em Lisboa)
CHEFE DE COZINHA DO ANO
Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa)
RESTAURANTE GASTRONÓMICO DO ANO
Loco (Lisboa)
RESTAURANTE COM MELHOR SERVIÇO DE VINHOS
Rei dos Leitões (Mealhada)
PRODUTO ARTESANAL DO ANO
Salmarim (Castro Marim)
DESTINO GASTRONÓMICO DO ANO
Mealhada
ENOTURISMO DO ANO
Esporão (Reguengos de Monsaraz)
PERSONALIDADE DO ANO NO BRASIL
Jaime José Barcelos (restaurante Ostradamus, Florianópolis)

Posted in EVENTOS and tagged , .

Deixe um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.